Energia e Pirâmide trófica


AULA SOBRE ENERGIA – PIRÂMIDA TRÓFICA
                Discutir os aspectos energéticos envolvidos nas cadeias alimentares e relacionar níveis tróficos com níveis de energia. Inserir a Biologia como disciplina a dialogar com a Física, em que esta pode explicar e quantificar transformações energéticas que ocorrem na natureza, como, por exemplo, a pirâmide de energia nos níveis tróficos.
                O que é energia?
“ Energia é um termo de uso muito frequente. É comum entendermos energia como sinônimo de alegria, disposição, vigor, veemência ou vontade, ou associá – la a variados tipos de movimento, ou, ainda, à capacidade de pensar, planejar e executar tarefas.”
Tipos de energia

       Energia cinética.
       Energia potencial.
       Energia mecânica.
       Energia luminosa.
       Energia térmica.
       Energia elétrica.
       Energia solar.
       Energia hidrelétrica.
       Energia química.
       Energia eólica.
       Energia nuclear.

 
Transformação de energia
Energia de movimento, chamada de energia cinética, pode transformar – se em energia de configuração, chamada de energia potencial, e vice – versa; energia mecânica – que envolve as duas anteriores – pode transformar – se em energia elétrica, e vice – versa; energia luminosa pode transformar – se em energia química, e vice versa; todas as formas de energia podem transformar – se em energia térmica, mas essa transformação não é totalmente  reversível.  Veremos que, em todo processo de transformação de energia, parte dela se degrada, ou seja, perde qualidade, na forma de energia térmica. Essa degradação pode ser denominada dissipação de energia.“




Atividade
                Em Biologia e Ecologia, denomina – se pirâmide trófica um diagrama que “empilha” as massas de diferentes categorias de seres vivos em níveis tróficos ou de alimentação, ou seja, de “quem come quem”, como na cadeia alimentar.


Na base dessa pirâmide estaria a massa dos seres vivos, que fazem a fotossíntese a partir da energia solar; no degrau acima estariam os herbívoros; no segundo degrau, os carnívoros; e assim por diante.
  1. Pesquise ilustrações que representem pirâmides tróficas.
  2. Reproduza uma delas.
  3. Junto com seus colegas, elabore um texto, interpretando as figuras escolhidas, em termos de apropriação energética de cada nível em relação ao anterior. Justifiquem, dentro dessa perspectiva, o formato de pirâmide. Por que um retângulo não é adequado? Qual o significado da largura de cada nível trófico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário